Dislexia e TDAH
Dislexia é como um distúrbio específico de aprendizagem de origem neurobiológica, congênita e hereditária, caracterizado pela demora na aquisição da leitura e da escrita. Não é uma doença e não tem cura, mas seus sintomas podem ser contornados com apoio e tratamento adequado. É mais comum no sexo masculino e afeta cerca de 15% da população.
A dislexia pode vir associada ao TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), um transtorno também neurobiológico que causa impulsividade, hiperatividade ou déficit de atenção. O TDAH pode ser uma comorbidade da dislexia.
Diagnóstico e Tratamento:
Geralmente, o professor percebe as dificuldades e faz o encaminhamento.
O diagnóstico exige uma avaliação multidisciplinar (médico, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, etc.).
O tratamento deve ser sistemático, cumulativo e preferencialmente com métodos multissensoriais.
A aquisição da leitura e escrita não é convencional, o que pode gerar frustração no disléxico e na família.
Aspectos Emocionais:
O fator emocional é crucial, pois o processo é longo e pode causar insegurança, ansiedade e baixa autoestima.
Disléxicos podem desenvolver atitudes depressivas (recusando situações por medo de fracasso) ou agressivas (hostilidade com professores/colegas) e evitar/rejeitar atividades que envolvam leitura.
Muitos chegam a dominar a leitura e escrita com esforço, geralmente para fins práticos, mas dificilmente se tornam leitores recreativos interessados.
Segundo Frank, a criança vivencia uma "vida secreta" por medo de ser descoberta e de não se adaptar, o que causa estresse e sofrimento emocional, interferindo na aprendizagem.
O estresse pode ser gerado pela criança (percepção de si e do mundo) e agravado por pais excessivamente exigentes/superprotetores. Sintomas frequentes de estresse em crianças incluem náuseas, dores, agitação, agressividade, ansiedade, entre outros.
Consequências da Falta de Tratamento:
Disléxicos sem tratamento especializado bem-sucedido podem aumentar o número de analfabetos ou ser excluídos de profissões que requerem alto rendimento acadêmico.
Entenda que...
A dislexia é um transtorno de origem neurológica que acompanha o indivíduo por toda a vida, com sintomas geralmente evidentes na fase de alfabetização (dificuldade em ler e escrever).
O processo de diagnóstico e acompanhamento (psicopedagógico e com múltiplos profissionais) gera um ciclo de estresse para a criança e a família, com origens:
Externas: Ambientes familiar, escolar, social e os atendimentos especializados.
Internas: Ansiedade, medos, expectativas, e crenças em relação à dislexia e aos valores familiares.
O Impacto Emocional em Diferentes Esferas
Família: Os pais podem passar por um processo de luto (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação), conforme o modelo de Kubler-Ross, ao lidar com o fato de que o filho não corresponde à idealização.
Escola: É um dos maiores estressores externos. A criança disléxica sente-se envergonhada, embaraçada ou "anormal" ao se comparar com os colegas sem dificuldades. Para evitar ser "descoberta," ela tenta manter segredo sobre o transtorno, o que gera grande pressão interna, medo e frustração. Mudanças de professor ou escola intensificam a insegurança e a ansiedade.
Social: Brincadeiras que envolvem leitura ou escrita em ambientes sociais causam estresse, podendo desencadear sentimentos de raiva, inferioridade, inveja, vergonha e solidão.
Tratamento: A peregrinação por vários profissionais (médicos, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo) causa medo, ansiedade e insegurança na criança, pois ela percebe que é "diferente". Para os pais, a expectativa de uma "solução mágica" em cada consulta leva à frustração.
Necessidade de Tratamento e Foco Psicológico
A dislexia envolve um funcionamento cerebral diferente no hemisfério esquerdo (área da linguagem) e, por ser uma dificuldade contínua, requer tratamento prolongado (psicopedagógico) e estratégias educacionais para favorecer a adaptação nos contextos familiar, escolar e social.
É fundamental tratar enfaticamente os aspectos psicológicos para que os demais tratamentos sejam bem-sucedidos
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